fbpx

As vantagens do E-learning no mundo moderno!

Hoje em dia, muita gente ainda tem dúvidas sobre a qualidade e a relevância do Ensino a Distância (EAD) uma vez que o método presencial ainda possui grande peso e tradição. Todavia, a popularização dos dispositivos móveis, o desenvolvimento de aplicativos voltados ao ensino e a própria expansão da web consolidaram o e-Learning (aprendizado eletrônico). A modalidade se tornou uma alternativa viável para aperfeiçoamento individual e coletivo. E não só para quem tem pouco tempo para estudar, mas também para quem se encontra longe das instituições de ensino tradicional.

Além dos pontos positivos mencionados, um curso online traz outros benefícios, dentre eles: a possibilidade ditar seu próprio ritmo de estudo e complementá-lo facilmente com matérias de outras áreas. Veja a seguir algumas  das maiores vantagens deste modelo:

 

Praticidade em relação a tempo e local de acesso

Cursos online geralmente podem ser feitos em qualquer período, pois costumam ficar disponíveis 24 horas na web. Dessa forma, quem tem tempo livre só à noite ou nos fins de semana poderá estudar sem problemas.

O mesmo vale para épocas em que as instituições presenciais fecham para recessos ou férias, como no meio ou no fim do ano, pois muitos cursos online dão acesso integral e irrestrito às aulas para acessar de onde o aluno estiver.

A flexibilidade de poder acessar um curso online de qualquer lugar do planeta onde se tenha um ponto de acesso à internet é uma importante vantagem. Assim, não importa se o aluno está numa região distante das instituições tradicionais. Basta acessar a web e continuar acompanhando seu curso ou especialização.

O mesmo vale para o meio de acesso. Isso porque é cada vez maior o número de cursos que podem ser vistos tanto em notebooks e computadores pessoais, quanto em tablets, smartphones e outros dispositivos inteligentes devido a formatos de conteúdos responsivos (adaptados aos vários dispositivos).

 

Maior economia

Um curso online na maioria das vezes custa menos do que um curso presencial, isso o torna bem atrativo para quem anda com as finanças apertadas ou quer economizar. Sem falar que não há gastos com transporte até o local das aulas. O pagamento geralmente é facilitado, podendo ser feito de inúmeras formas diferentes conforme as principais alternativas da web.

E essa economia é tanto no aspecto financeiro, reduzindo os custos com espaço físico e materiais para salas de aulas, quanto em termos de tempo, porque no caso de uma aula gravada, a mesma pode atender um maior número de alunos e em diferentes épocas, permitindo que ele a prepare com o maior nível de qualidade e atenção possível.

O ensino à distância em época de crise econômica ainda se torna mais atrativo para quem quer continuar a estudar, porque permite ao profissional continuar melhorando sua formação justamente num cenário que poderá fazer a diferença para manter seu emprego, conseguir uma promoção ou até um novo posto de trabalho.

 

Facilidade de aprendizado

O acesso integral e irrestrito às aulas possibilita que o aluno revise conteúdos e reveja videoaulas para tirar dúvidas sempre que desejar. Isso lhe fará entender melhor determinado conceito, teoria, disciplina etc. Sem falar que não perderá aulas nem matérias quando elas forem disponibilizadas, pois basta ver a gravação depois.

E como mencionado, é o próprio aluno quem dita seu ritmo de estudo da forma que mais lhe agrada e atende suas necessidades. Ele também poderá escolher aquele professor com quem tem mais facilidade de aprender, pois alguns cursos possuem aulas semelhantes realizadas por professores diferentes.

O uso de aplicativos de ensino também ajuda, pois, o número de ferramentas digitais de apoio tem crescido exponencialmente. Algumas incluem fóruns de troca de conhecimentos, enviam dicas de formas para estudar online e facilitam o entendimento de conceitos. E até permitem tirar dúvidas específicas que nem sempre são encontradas procurando nos motores de buscas.

Além delas, é possível escutar podcasts, ver infográficos e participar de fóruns. Sem falar de outros meios que facilitam a troca de conhecimentos em plataformas de apoio ao ensino.

 

Melhor qualidade

Os cursos online têm melhorado em termos de qualidade. Isso porque as instituições que usam o EAD podem contratar os melhores professores do mercado para ensinar seus alunos graças a economia de custos gerada pelo modelo e ao fato que os recursos humanos podem ser descentralizados, em uma escola tradicional você conta apenas com os professores que moram na mesma cidade da escola em questão, já em um modelo EAD, você pode ter os melhores professores do país e porque não dizer do mundo, bastando falar o mesmo idioma.

Além disso, a qualidade do ensino avançou muito graças à modernização dos dispositivos tecnológicos, especialmente os mobiles. E também pelo surgimento de métodos voltados ao próprio ambiente virtual. Ou seja, alinhados às necessidades digitais e com base naquelas atividades e planos de ensino que se provaram mais efetivas no meio online.

Muitos aplicativos e sistemas aperfeiçoados também tornaram o aprendizado digital mais simplificado e otimizado. Eles facilitaram a absorção de conhecimentos pelos alunos e a interatividade com professores e colegas.

 

Variedade e facilidade de alcance aos cursos online

Outro ponto interessante é que no ambiente online existe uma maior variedade de cursos dentro de um mesmo segmento. Isso permite ao aluno escolher mais facilmente aquele que melhor lhe serve, seja para sua profissão, carreira ou para determinada atividade no momento. Assim, ele pode até mesmo acelerar a aquisição de conhecimentos úteis e necessários sem se dispersar com assuntos que já sabe.

Outra questão é que em escolas presenciais a oferta de cursos são menores devido a questão de demanda, seria muito raro em uma cidade com menos de 50 mil habitantes você achar um curso de robótica por exemplo, já na modalidade EAD você encontra todos os tipos de cursos possíveis porque o fator demanda embora exista ainda é muito menor que nas escolas presenciais.

Vale lembrar que todo profissional precisa se aperfeiçoar constantemente para atender às principais exigências da área em que atua, além de acompanhar suas tendências. Caso contrário, as chances de melhorar de vida e avançar na carreira diminuem consideravelmente. E isso vale até mesmo para aqueles que já estão há anos no mercado, com trajetórias profissionais respeitadas.

Isso porque o cenário do ensino está mudando rapidamente graças à tecnologia. O resultado é que o processo de educação continuada se torna ainda mais necessário. Nesse caso, realizar um curso online (ou vários) é uma solução a ser considerada por inúmeros motivos dentre eles vários citados neste artigo.

13/01/2019

0respostas em "As vantagens do E-learning no mundo moderno!"

    Deixe sua mensagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sobre nós

    A Geek Force School foi criada para revolucionar a educação brasileira, romper limites na capacidade de aprendizagem infantojuvenil é a nossa missão.

    São Paulo - Capital - BR
    11 3796-5900
    contato@geekforce.com.br

    Últimos Twitter

    Quem está online

    Não há usuários online neste momento
    Copyright © Grupo Force Education - Desde 2011.
    X